SEO para YOUTUBE: O que funciona de fato para rankear em 2024?

seo para youtube 2024

Você já se pegou vasculhando o YouTube em busca do vídeo perfeito e pensou: “Como esse ser conseguiu me prender nesse conteúdo por tanto tempo?” ou “era exatamente o que eu precisava!” ?

Pois bem, não é uma coincidência e muito disso tem a ver com o SEO (otimização para motores de busca) feito para YouTube. Quer saber mais sobre o assunto e quem sabe, ter seus vídeos bem posicionados na plataforma? Segue comigo para entender e pegar algumas dicas sobre o que tem funcionado para rankear no Youtube em 2024.

Primeiro Passo: mais que palavra-chave, é sobre intenção

Palavras-chave são, sem dúvida, a alma do SEO, e no YouTube não poderia ser diferente.

Contudo, saia do básico. Em vez de focar simplesmente nas keywords, pense na intenção do usuário.

O que o público quer quando pesquisa “melhores dicas de SEO” ou “como fazer SEO para YouTube“? Concentre-se em responder à busca por uma solução, não apenas na keyword.

Como Encontrar Palavras-Chave Efetivas?

  1. Ferramentas de Palavras-Chave: Utilizar ferramentas como VidIQ, TubeBuddy e até o Google Trends ajuda a encontrar palavras-chave relevantes e populares.
  2. AutoComplete do YouTube: Simples, mas eficaz. Comece a digitar sua palavra-chave no YouTube e veja o que aparece na lista de sugestões.
  3. Competição: Analise seus concorrentes diretos. Veja quais palavras estão utilizando nas descrições e títulos dos vídeos que têm bom desempenho.
Usar a própria busca do Youtube, com palavras-chave curtas e aguardar a opção de auto-completar da própria plataforma, continua sendo uma ótima opção para descobrir as reais intenções dos usuários.

Descrição Matadora: quanto mais completa, melhor!

Uma descrição forte é como uma história bem contada: prende a audiência e dá pistas aos algoritmos.

Escreva descrições que não apenas resumos, mas expliquem de fato o que seu vídeo está mostrando. Abuse das palavras-chave, long tails e não esqueça das #hashtags.

Acrescente links para outros vídeos (links internos super funcionam aqui também!), seu site, redes sociais e um call-to-action para engajar ainda mais. Veja abaixo um resumo para descrição ideal.

Estrutura da descrição ideal

  1. Resumo do conteúdo: Em no máximo dois parágrafos, diga ao espectador sobre o que é o vídeo. Pode complementar com mais conteúdo textual, se preferir;
  2. Timestamps: Facilitam a navegação e mantém o usuário no seu vídeo por mais tempo;
  3. Links Úteis: Inclua links para outros vídeos ou fontes mencionadas no vídeo;
  4. Hashtags: Utilize-as com moderação. Pelo menos três, mas no máximo quinze.

Thumbnail: o primeiro impacto ideal

Você sabe que a thumbnail é um dos aspectos mais importantes para atrair cliques, certo?

Há um quê de psicologia aqui. Cores vibrantes, rostos humanos, e texto conciso (mas impactante) funcionam quase sempre. Considere a thumbnail como a capa de um livro muito bom. Se for atrativa, o espectador será atraído, caso contrário, as chances são menores.

Foque no Engajamento

Engajamento é a cereja do bolo. Comentários, curtidas, compartilhamentos e reprodução até o fim são sinais para o YouTube de que seu vídeo é relevante.

Em suma, quanto mais retenção (mais tempo as pessoas passarem assistindo seu vídeo) e mais interações, melhor!

Técnicas para Aumentar Engajamento

  1. Pergunte à Audiência: Faça perguntas no vídeo incentivando comentários;
  2. CTA (Call to Action): Solicite curtidas e compartilhamentos de maneira natural. Algo como “Se você gostou dessa dica, não esquece de curtir e compartilhar com os amigos!”
  3. Responda Comentários: Dedique tempo para interagir com quem comentou. Cria uma comunidade fiel;

Título: entenda o que o usuário busca

O título é o seu gancho. Ele precisa ser atraente, descritivo e conter sua palavra-chave principal. Mas, cuidado para não cair na armadilha do clickbait. O título deve refletir o conteúdo do vídeo genuinamente.

Exemplos de Títulos Eficazes

  • “Como Aumentar em 50% a Visualização dos Seus Vídeos no YouTube”
  • “SEO para YouTube: Dicas que Você Precisa em 2024”
  • “Ranking Número 1 no YouTube: O Método Definitivo”

Transcrição

Você sabia que o YouTube lê as transcrições para entender o conteúdo do seu vídeo? Pois é, adicionar legendas e transcrições pode elevar suas chances de ser encontrado.

Transcreva seus vídeos e até faça upload de legendas em diferentes idiomas para alcançar um público mais amplo, se couber no seu nicho!

Black Hat para YouTube: Vale a pena?

A tentação de usar técnicas de Black Hat no YouTube pode ser forte, especialmente se você está lutando para crescer rapidamente. Vídeos sobre o tema, não faltam.

Táticas como clickbait desenfreado, compra de views e likes, ou o uso de bots para inflar artificialmente seu engajamento podem parecer uma solução rápida. No entanto, esses atalhos podem sair muito caro.

O algoritmo do YouTube está se tornando cada vez mais sofisticado em detectar e penalizar comportamentos suspeitos. Canais que utilizam essas táticas correm o risco de sofrer penalidades severas, incluindo a desmonetização e até mesmo a exclusão do canal.

Em um cenário onde a confiança é fundamental, os espectadores também perdem o respeito e a lealdade por canais que enganam para subir no ranking. Portanto, invista em estratégias éticas e sustentáveis, que não só ajudam você a crescer, mas também mantêm a integridade do seu canal.

Por fim, ao seguir esses passos, você não só melhora a visibilidade dos seus vídeos, mas também estabelece uma presença consistente no YouTube. Lembre-se, SEO para YouTube é tanto sobre técnica quanto sobre entender e entregar valor ao seu público.

Quer realmente ver a seu canal deslanchar? Implemente essas dicas e fique atento aos resultados. Ah, e se gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo!

Boa sorte e bons vídeos!

About the Author

6 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *